Santa Teresa receberá reforço médico para fortalecer a Atenção Básica no ES
O município de Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo, é um dos 34 contemplados com novos médicos enviados pelo Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Ao todo, 73 profissionais serão distribuídos em cidades capixabas para ampliar o acesso ao atendimento básico de saúde.
Fortalecimento da Atenção Primária
Promovido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), o programa tem como objetivo capacitar médicos e distribuí-los em regiões com maior demanda. A ação visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir maior eficiência nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nos postos de atenção básica.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, o Qualifica-APS tirou o Espírito Santo de uma das piores coberturas da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Brasil para uma das melhores. A formação contínua dos profissionais é um dos pilares dessa transformação.
Impacto direto nos indicadores de saúde
De acordo com o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, municípios participantes do programa registram melhora de até 30% em seus indicadores de saúde, reforçando a importância da cooperação entre Estado e prefeituras.
A cerimônia de adesão dos novos médicos ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Vitória, com a presença de Tyago Hoffmann, Fabiano Ribeiro e da coordenadora de Provimento e Fixação de Profissionais, Maiara Baratela.
Siga-nos no instagram : @ocolibrinews
Notícias de Santa Teresa e região. OCN O Jornal de Santa Teresa
Publicar comentário